O que são implantes dentários?
O implante dentário é um parafuso cilíndrico de titânio que é cirurgicamente instalado dentro do tecido ósseo, onde antes existia um dente natural. Após o período de calcificação do osso ao redor do implante (período de ósseo-integração), tempo este que pode variar de 30 a 180 dias, procede-se à confecção de uma coroa de porcelana que será presa ao implante através de um parafuso. O implante dentário ajuda a diminuir o processo de perda óssea nos ossos maxilares, e proporciona aos clientes um conforto muito maior quando comparado as próteses fixas, totais (dentaduras) e removíveis (pererecas).
Quais as vantagens dos implantes dentários? Uma vantagem significativa dos implantes dentários é que eles não sobrecarregam os dentes naturais, como acontece nas próteses fixas e removíveis ("pererecas"). Os implantes dentários tem se tornado um procedimento corriqueiro, cada vez mais ao alcance do clínico geral e dos pacientes, com um mínimo de "stress" e dor. Os resultados obtidos com implantes e próteses sobre implantes são impressionantes.
Como são feitos os implantes dentários? Uma vez que se defina os implantes dentários como o tratamento de escolha, o cirurgião dentista insere cirurgicamente o parafuso de titânio dentro do osso, para que este calcifique ao redor dos implantes, processo chamado de ósseo-integração. Assim que o implante dental é instalado dentro do osso, coloca-se um parafuso de proteção no topo do implante, até que se atinja a ósseo-integração que varia de 30 a 180 dias, dependendo das condições ósseas e do tipo e marca de implante utilizado.